Downgrade lógico sim, financeiro não !

Já postei aqui muitas mensagens com referência ao speedy da Teleafonica.
Pensei que as coisas tinham melhorado após cansar de ver propaganda da empresa na televisão.
De fato algumas coisas mudaram depois daquele apagão, timidamente no meu entender, mas mudaram.
Na Vila Carioca onde trabalho a situação sempre foi a mesma. Interrupções, lentidão, mas dava para trabalhar com um pouco de paciência.
Nos últimos quinze dias começamos a ter problemas sérios de navegação. A lentidão era clara, mas desta vez com um componente complicador, onde muitas páginas não carregavam por completo, gerando erro ao final.
Fizemos uma análise interna e vimos que estava tudo ok. Colocamos o nosso programa predileto para funcionar, o Multiping. Com ele podemos disparar pings para vários endereços na internet  medindo a velocidade de retorno do sinal, ou latência, tecnicamente falando.
Cadastramos alguns endereços no software para tentar entender onde está o problema.
Em primeiro lugar cadastramos o nosso gateway, que é o ponto entre o nosso modem e a central da Telefonica na região. Nestes casos e independente do bairro que você está, a latência não deve ultrapassar  1 ms. Qualquer coisa acima disso pode significar problemas.
Em segundo lugar cadastramos alguns endereços pelo IP, para medirmos a latência entre nosso modem e o destino, direto, sem interferência de um servidor DNS.
Depois colocamos alguns endereços simples tais como uol.com.br, terra.com.br e google.com. Colocando o endereço ao invés do IP, medimos o tempo inclusive com a participação de um servidor DNS no meio do caminho, que fará a tradução do endereço texto (www), para o endereçamento IP.
A coisa estava feia mesmo, pois um ping para o nosso gateway chegou a dar 27 ms de latência. Os outros endereços bateram em muitas vezes os 600 ms.
Com uma situação destas, qualquer programa de email, navegador, comunicador instantâneo apresentam falhas.
Em contato com a Central de atendimento da Teleafonica, conseguimos melhorar alguma coisa após 3 ou 4 dias de muita conversa, visita de técnicos, mudança de configuração, etc.
Foi questão comum entre os técnicos que era necessário fazer um downgrade da nossa velocidade para melhorar o desempenho. Nossa velocidade contratada era de 2 megas, mas como todos sabem, nunca funciona assim. Rodávamos com 1,5 mega, e olhe lá !
Um outro fato dito pelo pessoal da Teleafonica, inclusive na central de atendimento, era um problema com o provedor Terra, com relação a autenticação de usuário. Diziam os atendentes que o servidor estava passando por manutenção e dois destes atendentes até indicaram a mudança do provedor de conteúdo para resolver o problema.
O fato é que temos o speedy business de IP fixo e só autenticamos no Terra uma vez por mês, quando a navegação é interrompida e surge aquela tela de autenticação. Vai saber!
Nos cadastramos em outro provedor de conteúdo, gratuito, lógico, para testar. A princípio deu certo, mas alguns minutos depois os sinalizadores do multiping mostravam a lentidão novamente.
Bem, resolvemos então fazer o downgrade de 2 para 1 mega. Configuração feita, modem resetado e pronto, latência "bem" reduzida e navegação estável.
Ficamos contentes com a medida e até lembramos daquele comercial de pneus que dizia "não adianta velocidade sem controle". Pois é, do que adiantava ter 2 megas se na realidade os problemas faziam a navegação ficar horrível ?
A alegria durou pouco, pois algumas horas depois notamos a lentidão novamente, mas com uma diferença, a lentidão duração de 30 a 60 segundos depois voltava ao normal.
Diante disso, ligamos novamente para a Teleafonica e pedimos uma reunião com um gerente de contas, pedindo uma solução para o problema, ou a disponibilização de um outro produto que nos dê a estabilidade necessária para tocarmos nossa vida em frente.
Aproveitamos também para fazer o downgrade financeiro do nosso speedy e ai fomos surpeendidos com mais uma peripécia da Teleafonica. O atendente disse que não poderia fazer o downgrade financeiro pois o "sistema" não permitia. Pediu que entrássemos em contato novamente daqui a trinta dias para tratar do assunto.
Claro que ligamos para a ouvidoria no ato, pedindo providências urgentes. O prazo que deram foi 13/05/2010 para solucionar. Quase os trinta solicitados pelo atendente.

Êta Telefonica... Faça mais investimentos na rede e menos nos comerciais !

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