A saga das TVs a cabo - Assinando com outra empresa II

Como vocês viram na postagem anterior, a cobrança de taxa de boleto é ilegal. Mas como a TVA e acredito que outras empresas também o façam, conseguem cobrar sem serem contestados ?
A tática é bem simples, embutir  a cobrança no preço da assinatura. Foi assim comigo, vai ser assim com você.
Logo mais farei uma consulta ao IDEC e PROCON sobre esta prática e veremos o que é possível fazer.
Bem, após fechar o pacote de canais, solicitei o meu número de cliente TVA e o protocolo de atendimento. A atendente disse que o "sistema" estava um pouco lento e que me passaria os números mais tarde, através de telefonema. Eu ainda fiquei no chat um tempo e ela me disse para ficar tranquilo que a instalação estava agendada para o dia seguinte, entre 13 e 18 horas.
Enquanto aguardava liguei para 10666 (esse número não é auspicioso...), e o atendente me disse que não havia nenhum cadastro com o meu CPF e que não havia nenhuma instalação agendada para o meu endereço.
reclamei com a atendente que implorou que eu aguardasse seu telefonema. Como tive que sair, resolvi encerrar o chat e aguardar.
Chegando em casa, à noite, liguei para a central de atendimento e nada, nenhum cadastro, nenhum agendamento.
No dia seguinte, entrei no chat e falei com um operador que me disse não ter nada registrado ali, pois o atendimento é feito direto na tela de cadastramento. Informei que todos os dados foram passados, como CPF, endereço e quetais, e perguntei onde ela poderia ter cadastrado. Ele me disse que ela poderia ter anotado num bloquinho e depois cadastraria on-line, fato que não ocorreu, claro.
Pedi então um telefone para falar com um supervisor, mas o atendente disse não ter este telefone e não poder fazer nada além do que já tinha feito. Pediu para que eu entrasse no chat a partir de 15 horas, horário em que a operadora Bruna estaria no expediente.
Cabe aqui um comentário. Pelo que sei um atendente não pode anotar seus dados num papel e sair com ele da empresa. Isso fere o termo de confidencialidade, que trata dos procedimentos com os dados e informações do cliente. Não sei se a TVA ou sua empresa de tele-marketing exigem a assinatura deste termo por parte dos seus colaboradores. Se não exigem, deveriam começar a exigir.
As 15 horas entrei e sai do chat até a tal de Bruna atender. Quando atendido por ela, fui logo perguntando o que ela tinha feito com os meus dados. Eu estava tão irritado que disse a ela para não me cadastrar no sistema, sob pena de processo pelo ocorrido. Disse também que ficaria monitorando pela central de atendimento, se meu cadastro fosse feito. Se positivo, abriria um processo contra a TVA, sua empresa de tele-marketing e sua operadora. Encerrei o chat.
Passados dois minutos a operadora me ligou no celular, pedindo que eu reconsiderasse e autorizasse o cadastramento. Repeti que não autorizaria e que fui feito de palhaço, já que por via das dúvidas, disponibilizei uma pessoa com um aparelho de TV para aguardar no imóvel a chegada do técnico. Novamente falei sobre o processo caso meu CPF aparecesse no cadastro da TVA e desliguei o telefone.
Imaginem se eu tivesse passado os dados da minha conta-corrente...
Aguardei alguns dias, sempre monitorando a central de atendimento. O cadastro não foi feito.
Resolvi então fazer o cadastro por telefone, já que pelo chat a coisa era meio nebulosa. Liguei para aquele número nada auspicioso e fiz meu cadastro por lá. Tudo normal até a forma de pagamento. O atendente me alertou da taxa de boleto de R$ 10,00. Eu manifestei minha indignação mas conclui o pedido.
Fiquei surpreso quando ele me disse que os dias proporcionais seriam cobrados em 12 dias, junto com o período cheio posterior. Sendo assim, trata-se de um serviço pré-pago, pagou assistiu, não pagou, sinal cortado. Fazer o que não é ?
A instalação ocorreu no dia e hora combinados, tudo certo, todos os canais acessíveis, ponto extra,  uma beleza.
No dia seguinte, o aparelho apresentou um defeito. Não ligava nem por reza. Entrei em contato com a TVA, que agendou a visita de um técnico para o dia seguinte. O rapaz veio, trocou o aparelho, testou tudo e foi embora. Defeito zero, programação inteirinha disponível.
Por curiosidade fui ver os canais de pay per view de futebol que eu tinha na NET. Fiquei surpreso de ver o preço de R$ 75,00 grafados em letras grandes na tela. Pay per view TVA, nem pensar.
Tudo estava bem, custos planilhados, até receber a fatura. Além dos proporcionais estarem com os cálculos errados, ao meu ver, o valor da mensalidade cheia estava R$ 20,00 mais cara que o combinado. Pensei, R$10,00 eram da malfadada taxa de boleto, e os outros dez ? Do que seriam ?
Liguei para a central de atendimento e reclamei com fé e fúria. A Atendente, que me pareceu estar em treinamento, gaguejava que só. Eu deixei bem claro que um erro daqueles poderia por em risco a continuidade da minha assinatura e que eles teriam 24 horas para resolver o problema. A atendente me disse que não poderia emitir um outro boleto, mas que as diferenças apuradas poderiam ser descontadas na próxima fatura.
Devido ao histórico recente, resolvi bater o pé e não aceitar o fato. Repeti que a TVA tinha 24 horas para resolver a questão e pronto, senão eu cancelaria tudo.
Antes do prazo dado por mim se encerrar, recebi uma ligação da TVA. No telefone estava o operador com quem falei e fechei o cadastro. Ele me disse que a diferença era porque eu fiz o pedido por telefone. Pelo site, por chat, o valor era menor e que este diferencial estava descrito na página do site.
Entrei imediatamente no site e vi na tela que não tinha nada escrito sobre promoção para pedido on-line.


A tela abaixo é um recorte que fiz do site na época. Ali diz condição exclusiva, mas poderia ser para aqueles dias, não por fazer pelo chat on-line.
O operador, muito bem treinado, me pediu para clicar em saiba mais. cliquei e lá embaixo, após todas as vantagens e tudo o mais, vi o seguinte:

Condições desta oferta
*Oferta válida por período determinado e, exclusivamente, para novas assinaturas na tecnologia digital em
endereços residenciais localizados em áreas preestabelecidas pela TVA na cidade de São Paulo. Preço
válido para pagamento em débito automático ou cartão de crédito, exclusivo para novas assinaturas
efetuadas na Loja TVA.


No final tive que engolir a seco e ficar bem quietinho. Na pressa, na pressão e na irritação por tudo que havia acontecido antes, não prestei a devida atenção ao rodapé da página.
Prejuízo ? Financeiro não, mas moral. O pessoal arma a arapuca direitinho e você cai que nem uma juriti.
Então ficou assim, pagamento pré-pago, com R$ 20,00 a mais do que descrito no site e tudo bem.
Eu acho sinceramente que o PROCOM e o IDEC deveriam pegar mais pesado.

Só para encerrar a saga. A TVA não tem uma ouvidoria.


0 comentários: